ALUNOS DO 8º ANO RECEBEM PSICÓLOGA PARA TRATAR DE TEMA: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
Escola é lugar de encontro…
Encontro com o outro e também consigo mesmo.
Escola é local de convívio…
Convívio com adultos que não são familiares e também com os pares.
O ser humano é um ser relacional por natureza e, nas relações, são percebidas as diferentes histórias, os diferentes estilos e as diferentes opiniões. Conflitos fazem parte das relações, daí a importância de aprender a lidar com eles.
Lidar com os conflitos naturais de cada fase do desenvolvimento implica levar o outro em consideração, ouvi-lo e ser ouvido, respeitá-lo e ser respeitado, compreendendo as discordâncias e os distintos pontos de vista.
Diferentes dos conflitos, o bullying ou cyberbullying não devem ter espaço em nenhuma relação e em nenhum ambiente de interação social. Para conversar com os alunos de 8º ano sobre o tema, recebemos a psicóloga Carla R. Corrá dos Santos, que é psicóloga escolar e atua há 19 anos na área da psicologia clínica de adolescentes.
Durante o encontro com os estudantes, outros temas importantes emergiram das experiências relatadas: uso das redes sociais, posturas éticas numa relação de amizade, consequências emocionais e jurídicas do bullying aos participantes, sejam eles os agressores, as vítimas ou os espectadores, dentre outros.
Foi um momento significativo permeado por dinâmicas e emoção em prol da convivência escolar.