Educar evangelizando e evangelizar educando

O trabalho realizado pela Rede Salesiana Brasil-Escolas – RSE – tem como objetivo cumprir a missão de “educar evangelizando e evangelizar educando”, tendo como referência um patrimônio de valores espirituais e pedagógicos denominado Salesianidade, que caracteriza um modo próprio de ser e agir.

Como visão de futuro, a RSE deseja ser reconhecida como uma rede de escolas empreendedoras e inovadoras, na realização do projeto educativo salesiano em prol da juventude.

As crenças e valores que orientam as ações da RSE são: a educação como espaço privilegiado de evangelização e transformação da sociedade; o protagonismo da Comunidade Educativa Pastoral – CEP; o Sistema Preventivo de Dom Bosco; a confiança nas novas gerações; o entusiasmo diante da vida; o empreendedorismo e a inovação.

Sendo a maior Rede de Escolas Católicas do Brasil e uma referência no ensino particular, busca colaborar com a sociedade no processo de inserção social por meio de uma ação educativa de qualidade, que possibilite um desenvolvimento humano sustentável e que favoreça a equidade e a justiça social.

São João Bosco

Fundador dos Salesianos. Conhecido como pai e mestre da juventude.

Mais conhecido como DOM BOSCO – é, sem dúvida alguma, um dos maiores benfeitores da humanidade, por seu pioneirismo, atuação e influência marcante em vários setores, particularmente na educação da juventude.

SISTEMA PREVENTIVO, sinônimo de educação salesiana, é a síntese dos princípios e da prática pedagógica de Dom Bosco, o legado mais precioso que ele deixou aos continuadores de sua obra. Baseando-se no potencial de cada jovem para o bem e no tripé razão, religião e carinho educativo (amorevollezza), a educação salesiana ajuda o educando a desenvolver suas habilidades e trabalhar seus limites, como ator da própria formação e protagonista da própria história. Em suma, como dizia Dom Bosco, ser um bom cristão e honesto cidadão.

Projeto Pedagógico-Pastoral

Na Rede Salesiana Brasil-Escolas – RSE – a educação é assumida como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente, com os outros e com o conhecimento, cresce e se constitui como pessoa. A escola é um lugar privilegiado para o conhecimento e o desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas, bem como para a análise crítica da sociedade.

O aluno é protagonista da sua aprendizagem. No projeto pedagógico-pastoral estão previstas ações didáticas que visam alcançar os melhores resultados na formação plena do aluno, explorando a integração entre as diversas áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas.

A proposta educativa contempla um ambiente escolar no qual todas as ações favorecem o processo múltiplo, complexo e relacional de conhecer e incorporar dados novos ao repertório de significados daquele que aprende, de modo que ele possa utilizá-los na compreensão orgânica dos fenômenos e no entretenimento da prática social.

Material Didático

O material didático da RSE, que se fundamenta no projeto pedagógico-pastoral, está pautado no Sistema Preventivo, que busca estabelecer diálogo entre ciência e fé.

Tendo presentes as bases de estudos atuais do conhecimento, das ciências cognitivas e da filosofia da educação, busca a melhor formação científica e pessoal, por meio da integração entre as disciplinas e do desenvolvimento de habilidades comuns que são compromisso de todas as áreas: leitura e interpretação de texto; escrita; expressão oral; análise e interpretação de fatos e ideias, mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas. Tais habilidades são a base, também, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

RELAÇÃO ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO-PASTORAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DA COMUNIDADE EDUCATIVO-PASTORAL 

Para efetivar o projeto pedagógico-pastoral da RSE, a escola é entendida como organização em que todos aprendem sempre: de alunos a professores, equipes de coordenação, orientação e direção. Escolas bem sucedidas assumem que a formação continuada e a avaliação permanente são meios essenciais para aprimorar aquilo que está dando certo e modificar ações que não são adequadas.

A preocupação com a formação continuada e a cultura de avaliação são fundamentais para que a escola exerça de fato um efeito eficaz na educação das crianças e jovens. A concretização se dá de forma exclusiva e efetiva em cada comunidade educativo-pastoral, que tem o compromisso de planejar, executar e avaliar seu projeto.