Dom José Carlos de Aguirre
O Colégio Salesiano São José nasceu graças aos insistentes pedidos de Dom José Carlos de Aguirre, primeiro bispo diocesano de Sorocaba, que desde a década de 1930, por ocasião de sua ida a Roma, já insistira, pessoalmente, junto aos superiores salesianos de Turim, para que abrissem uma escola salesiana em Sorocaba.
Padre Antônio Pazini
A empreitada só foi possível devido ao idealismo do pioneiro padre Antônio Pazini, que foi incumbido em 1956, pelo inspetor salesiano padre Antônio Barbosa, para concretizar a instalação de uma obra salesiana em Sorocaba.
Nos últimos anos, a obra passou por inúmeras reformas e melhorias para tornar os seus ambientes mais acolhedores e funcionais, entre os quais áreas de estacionamento, portarias, novo auditório e novas quadras poliesportivas cobertas.
O padre Pazini enfrentou, nos primeiros anos, inúmeros desafios para sair da estaca zero e conseguir, junto à prefeitura da cidade, a doação de um terreno compatível, em tamanho e localização, para a instalação da obra; na sequência vieram as dificuldades em se conseguir a execução complexa de terraplanagem do terreno altamente acidentado, que exigiu enorme movimentação de terra e, enfim, a difícil busca de recursos e lançamento de solidárias campanhas de doações para a construção do primeiro edifício destinado ao Oratório e à Escola: foi uma verdadeira epopeia.
A Obra Salesiana funcionou inicialmente como internato, de 1957 a 1961, na Casa de Retiros do Clero e Pátio do Seminário, cedidos generosamente pela Diocese no centro da cidade. Somente em fevereiro de 1962 foi possível a transferência para a sede definitiva com a inauguração do pequeno prédio localizado na rua Gustavo Teixeira no bairro Mangal. Em setembro de 1970, em tempo recorde, inaugurava-se o novo edifício, em forma semicircular, para acolher o constante aumento de alunos. Em outubro de 1984, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora inaugurou sua ampla e moderna igreja em homenagem “aquela que tudo fez”, segundo Dom Bosco.
Em 1987, por ocasião da comemoração do Jubileu de Prata de fundação do Salesiano, o colégio mantinha o exuberante atendimento de 1550 alunos, 200 oratorianos e 80 assistidos da obra social (Prosan). Para atender à demanda de novos alunos, inaugurou-se, em agosto de 1990, a moderna pré-escola destinada a acolher, especificamente, os alunos da educação infantil; a obra foi ampliada em 1992, com o ginásio coberto poliesportivo e, em 1994, com o salão paroquial; já em outubro de 2001, foi concluído o edifício “Irmão João Corrêa” com amplas salas de aula para o ensino médio, anfiteatro, capela, sala de arte, laboratório de informática e cantina.
Pe. Orivaldo Voltolini
Diretor
Diretor de Pastoral
Pároco
Caso você tenha comentários ou dúvidas em relação ao Colégio Salesiano ou queira receber mais informações sobre o colégio via e-mail ou telefone, por favor preencha o formulário abaixo: