Pastoral

Introdução e Desafios

A Pastoral do Colégio Salesiano São José, junto à Comunidade Educativa, quer ser um instrumento transformador, que viabilize o crescimento humano e espiritual, principalmente, dos alunos e suas famílias e, também, de todos os colaboradores.

O Jovem como instrumento transformador

O serviço de Pastoral tem presente que o Reino de Deus é um Projeto inacabado. Por isso, é necessário dar continuidade à sua construção à luz do Evangelho.

Essa missão se fundamenta na justiça, no amor ao próximo, na verdade, na fraternidade e na Espiritualidade Salesiana.

Nessa perspectiva, cada Sujeito — contemplado em sua vocação, na plenitude de seu ser e de seus dons — é chamado a contribuir segundo os princípios salesianos.

Desafios e urgências que derivam do contexto atual e da condição juvenil

São vários os fatores que nos desafiam a uma resposta diante da realidade juvenil atual.
Eis alguns deles:

Protagonista

Ser um jovem protagonista e agente libertador, tornando-o sujeito da história, a partir do seu meio.

Cidadania

Resgatar e construir a cidadania como meio de superação da opressão e da exclusão social.

Espiritualidade

Cultivar uma espiritualidade inculturada nas diversas realidades do jovem.

Diálogo

Aprofundar uma espiritualidade ecumênica e aberta ao diálogo interreligioso, considerando que os valores da paz, da justiça, do amor e da vida são universais.

Sentido Renovado

Dar aos jovens um sentido renovado à vida, para que possam ser, uma vez contemplados nos projetos sociais, o sejam também no Projeto do Reino de Deus.

Prioridade e Objetivos

Prioridades pastorais da Inspetoria Salesiana de São Paulo para as escolas sintonizarem

01.  A Longo Prazo: que os jovens, que por aqui passarem, possam vir a ser protagonistas na construção de uma nova sociedade ética, justa e cristã, fundamentada a partir dos valores do Evangelho, que contemplam um novo homem, uma nova mulher, conscientes, críticos, solidários e renovados na esperança de um amanhã sem fome, sem miséria, em busca da plenitude.

02.  A Médio Prazo: que a comunidade educativa, a partir dos conteúdos, dos valores, da formação e da informação, possa agir significativamente na comunidade local, como fermento de uma nova sociedade.
03.  A Curto Prazo: que todos os integrantes da comunidade educativa insiram-se em projetos comprometidos com a família, com a escola e com a comunidade, tendo em vista os princípios cristãos básicos e a Espiritualidade Salesiana. Neste contexto, queremos contribuir com os princípios que norteiam o nosso trabalho, para promover integralmente os jovens que são os destinatários diretos da nossa missão.

Plano Pastoral do Colégio

Objetivos gerais do plano de pastoral do Colégio Salesiano São José

Ação Social

Racional com relação a valores

O Colégio Salesiano desenvolve junto a crianças, adolescentes e jovens carentes um projeto social, chamado Oratório Dom Bosco, que visa a formação humana e cristã através de atividades sociais, culturais, cidadãs, religiosas e esportivas, objetivando a complementação escolar dos destinatários. É um programa que envolve vários colaboradores voluntários.

Oratório: O projeto social “Oratório” há décadas oferece à cidade de Sorocaba um espaço de convivência e aprendizagem. Recebemos crianças, adolescentes e jovens de todas as regiões do município, especialmente as que estão em maior situação de vulnerabilidade social. O projeto é desenvolvido nos finais de semana e oferece atividades esportivas, religiosas, culturais e sociais.