Alunos Exploram a Química Sustentável com Extração de Pigmentos Naturais

Em uma iniciativa que combinou conceitos de química, consciência ambiental e expressão artística, os alunos do Ensino Médio participaram de uma aula laboratorial especial sobre pigmentação natural.

O objetivo da atividade foi duplo: compreender os processos químicos envolvidos na extração de corantes e pigmentos de materiais orgânicos e promover a discussão sobre sustentabilidade e o uso de recursos naturais como alternativa aos corantes industriais.

Utilizando espécies como a flor de Ibisco (Hibiscus sabdariffa), repolho roxo, couve e espinafre, os estudantes realizaram processos de extração, observando a variedade de cores obtidas.

Após a etapa de extração e estudo dos compostos químicos responsáveis pela coloração (como as antocianinas e clorofilas), a atividade culminou com uma prática de pintura em tecido. Os alunos utilizaram os pigmentos que produziram para criar suas próprias peças artísticas, aplicando na prática o conhecimento adquirido.

A atividade reforçou o compromisso da escola com uma educação interdisciplinar e prática, que prepara os jovens para pensarem de forma criativa e sustentável.

Palavras-chave: Educação STEM, Aprendizado Prático, Química Verde, Sustentabilidade, Educação Interdisciplinar