Nossa História

Histórico da presença e das frentes pastorais

Dom José Carlos de Aguirre

O Colégio Salesiano São José nasceu graças aos insistentes pedidos de Dom José Carlos de Aguirre, primeiro bispo diocesano de Sorocaba, que desde a década de 1930, por ocasião de sua ida a Roma, já insistira, pessoalmente, junto aos superiores salesianos de Turim, para que abrissem uma escola salesiana em Sorocaba.

Padre Antônio Pazini

A empreitada só foi possível devido ao idealismo do pioneiro padre Antônio Pazini, que foi incumbido em 1956, pelo inspetor salesiano padre Antônio Barbosa, para concretizar a instalação de uma obra salesiana em Sorocaba.

Nos últimos anos, a obra passou por inúmeras reformas e melhorias para tornar os seus ambientes mais acolhedores e funcionais, entre os quais áreas de estacionamento, portarias, novo auditório e novas quadras poliesportivas cobertas.

Padre Antônio Pazini

O padre Pazini enfrentou, nos primeiros anos, inúmeros desafios para sair da estaca zero e conseguir, junto à prefeitura da cidade, a doação de um terreno compatível, em tamanho e localização, para a instalação da obra; na sequência vieram as dificuldades em se conseguir a execução complexa de terraplanagem do terreno altamente acidentado, que exigiu enorme movimentação de terra e, enfim, a difícil  busca de recursos e lançamento de solidárias campanhas de doações para a construção do primeiro edifício destinado ao Oratório e à Escola: foi uma verdadeira epopeia.

A Obra Salesiana funcionou inicialmente como internato, de 1957 a 1961, na Casa de Retiros do Clero e Pátio do Seminário, cedidos generosamente pela Diocese no centro da cidade. Somente em fevereiro de 1962 foi possível a transferência para a sede definitiva com a inauguração do pequeno prédio localizado na rua Gustavo Teixeira no bairro Mangal. Em setembro de 1970, em tempo recorde, inaugurava-se o  novo edifício, em forma semicircular, para acolher o constante aumento de alunos. Em outubro de 1984, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora inaugurou sua ampla e moderna igreja em homenagem “aquela que tudo fez”, segundo Dom Bosco.

Em 1987, por ocasião da comemoração do Jubileu de Prata de fundação do Salesiano, o colégio mantinha o exuberante atendimento de 1550 alunos, 200 oratorianos e 80 assistidos da obra social (Prosan). Para atender à demanda de novos alunos, inaugurou-se, em agosto de 1990, a moderna pré-escola destinada a acolher, especificamente, os alunos da educação infantil; a obra foi ampliada em 1992, com o ginásio coberto poliesportivo e, em 1994, com o salão paroquial; já em outubro de 2001, foi concluído o edifício “Irmão João Corrêa” com amplas salas de aula para o ensino médio, anfiteatro, capela, sala de arte, laboratório de informática e cantina.

Comunidade Salesiana

Pe. Orivaldo Voltolini
Diretor

Ir. Luiz Antônio Amiranda
Diretor Administrativo

Pe. José Rodolfo Galvão dos Santos
Diretor de Pastoral

Pe. Ronaldo Luis de Souza Pereira
Diretor de Pastoral

Pe. Tarcísio dos Santos
Pároco e diretor-secretário

Como Chegar

Contato

Caso você tenha comentários ou dúvidas em relação ao Colégio Salesiano ou queira receber mais informações sobre o colégio via e-mail ou telefone, por favor preencha o formulário abaixo: